Água dos lagos é aprovada em análise

11 de dezembro de 2020

Está em boas condições a água dos lagos municipais de Francisco Beltrão. É o que apontou a análise realizada nesta semana pela secretaria municipal de Meio Ambiente, com apoio da Sanepar. Foram monitorados os parâmetros de Oxigênio Dissolvido (OD), pH e temperatura na entrada e saída da água. Foram avaliados os lagos dos bairros Alvorada, Padre Ulrico, Industrial e Pinheirinho.

Os testes foram realizados pela química da Sanepar, Eliane Locatelli Alves, e pelo biólogo e Secretário de Meio Ambiente, Adriano David. “Os valores encontrados foram satisfatórios e apontam boa qualidade da água para fauna aquática”, informa Adriano. Também relata que a análise é importante, pois é necessário ter o panorama atualizado sobre a qualidade da água.

Citando dados técnicos, ele comenta que os parâmetros mínimos para Oxigênio Dissolvido (OD) é a partir de 5,0 ml/L. A média encontrada variou de 7,7 a 12,2. No quesito temperatura, ficou entre 29º e 31º entre as 14h30 e as 15h30. O ideal nesta faixa horária é de 24º a 32º. Por último, o pH, que é indicador de acidez e alcalinidade na água, ficou entre 7,55 e 9,54, sendo de 6,0 a 9,0 os parâmetros são ideais.

Adriano também faz um alerta, pois os maiores valores de pH ficaram para o Parque Alvorada, o que, segundo ele, pode ser um indicador de excesso de alimentação ofertada aos peixes, animais e aves pela população que visita o parque. Ele explica que a prefeitura, através da secretaria de Viação  Obras, responsável pela manutenção dos parques e praças, fornece ração diariamente em todos os lagos, não sendo necessário que os visitantes também alimentem.