Administração inaugura Ecomuseu Jorge Baleeiro

13 de agosto de 2020

A administração municipal de Francisco Beltrão inaugurou nesta quinta-feira (13) o Ecomuseu e Espaço de Educação Ambiental Jorge Baleeiro de Lacerda, no Parque Ambiental Irmão Cirilo, no bairro Padre Ulrico. “Nós precisamos deste espaço principalmente para fomentar ensinamentos e a conscientização das nossas crianças sobre questões ambientais e ecológicas. Hoje estamos plantando mais uma sementinha de amor e de carinho. Certamente muitos irão colher os frutos no futuro”, disse o prefeito Cleber Fontana durante o seu pronunciamento.

Foram investidos quase R$ 1 milhão, recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no prédio de 504 m2, composto de vários ambientes dirigidos para ações educativas, auditório de 85 lugares, além do Ecomuseu. O complexo também inclui a trilha de 900 metros e vários outros ambientes externos que completam a estrutura. O parque começou a ser implantado em 1997 e com este projeto tem a sua estrutura interna ampliada.

Também falaram durante o ato inaugural o jornalista Ivo Pegoraro, do Centro de Letras, que apresentou a biografia do homenageado,  João Sanczkoski, que representou a família de Jorge Baleeiro, o secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano David, a vereadora Elenir Maciel e o vice-prefeito Antonio Pedron. A benção ecumênica foi feita pelo Pastor Marcelo, presidente do Conpev.

Acompanharam o prefeito Cleber no ato de entrega a primeira dama Joice, o vice-prefeito Antonio Pedron, vereadora Elenir Maciel, vereadores Paulo Grohs e Rodrigo Inhoatto, o ex-prefeito Vilmar Cordasso, secretários municipais, representantes de órgãos estaduais e de algumas entidades ligadas ao meio ambiente. Foram adotadas todas as medidas de prevenção preconizadas pela saúde.