Superávit de R$ 19,5 milhões

29 de maio de 2017

No primeiro quadrimestre deste ano o superávit obtido na prefeitura de Francisco Beltrão foi de R$ 19,5 milhões. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Cleber Fontana, que compareceu pessoalmente na Câmara de Vereadores na Audiência Pública sobre o cumprimento das metas em relação as receitas e despesas do município no período de janeiro a abril.

“Como é a primeira prestação de contas da nossa gestão, fiz questão de comparecer pessoalmente apresentar o relatório”, comentou o prefeito. O secretário de Finanças, Elois Rodrigues, e a equipe da secretaria acompanhou o chefe do executivo, bem como o vice-prefeito Antonio Pedron.

A arrecadação do quadrimestre foi de R$ 89,3 milhões, enquanto as despesas somaram R$ 69,7 milhões. O superávit equivale a quase três folhas de pagamento. Outro ítem destacado pelo prefeito é relacionado a capacidade de endividamento, que pode chegar até 120% da receita corrente líquida e está em apenas 13,72%. Isto mostra a ampla capacidade do município em buscar recursos para a execução de obras e projetos cuja arrecadação própria da prefeitura não comporta.

O prefeito Cleber também destacou que no decorrer do ano os investimentos em saúde e educação certamente ficarão acima dos índices mínimos previstos em lei. A forma como as finanças do município vem sendo administrada foi elogiada pelos vereadores presentes na prestação de contas.

Saúde

Na sequência a secretária municipal de Saúde, Aline Biezus, apresentou o relatório da pasta. Ela comentou sobre os investimentos realizados no período e medidas adotadas visando melhorar o atendimento da população. O investimento mensal médio no setor foi de 22%. O investimento mínimo determinado em lei é de 15%. Em abril o percentual chegou a 34,9%. Algumas ações foram destacadas pela secretária.

Segundo ela, somente em medicamentos foram investidos mais de R$ 1 milhão para repor os estoques e a variedade de remédios. Foram implantadas cinco farmácias satélites, atendendo todas as regiões da cidade e com todos os medicamentos necessários, tanto em quantidade quando em variedade. O Centro Especializado em Odontologia (CEO) foi transferido de uma sala alugada no centro da cidade para o centro de saúde do bairro Cango. Com a alteração, já houve aumento considerável nos atendimentos prestados.

Outro investimento considerável foi feito na aquisição de materiais, equipamentos e na estrutura física. Aline citou como exemplo o início das obras na Farmácia Municipal da Cidade Norte e no Centro de Saúde da Cidade Norte, onde estão sendo aplicados R$ 600 mil. A fila por cirurgia de catarata foi zerada, com a realização do mutirão, totalizando 568 procedimentos. O número de exames mensais disponíveis para a população aumentou de 108 mil para 180 mil, com um total de nove laboratórios.

A mudança de horário de atendimento no centro de saúde da Cango também já apresenta bons resultados na prática. O movimento aumentou 30 por cento em relação a consultas médicas, vacinas e procedimentos de enfermagem. Com o atendimento sendo prestado ininterruptamente das 07h30 às 19h30, os trabalhadores tem mais opções de horários para procurarem o atendimento. “Em quatro meses conseguimos diversos avanços e muitas novidades entrarão em funcionamento no decorrer do ano”, comentou a secretária.

Acompanharam as prestações de contas a vereadora Elenir Maciel, presidente da Câmara, e os vereadores Aires Tomazoni, Evandro Wessler, José Carlos Kniphoff, Leo Garcia e Pedro Claudionor dos Santos. Também compareceram secretários e servidores de outras pastas, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e de outros segmentos da sociedade beltronense.