Carnês de IPTU serão distribuídos pelos Correios a partir de fevereiro

16 de janeiro de 2015

A Prefeitura de Francisco Beltrão já está preparando a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2015. Neste ano, os contribuintes não precisarão ir até o paço municipal retirar os carnês, que serão entregues nas residências pelos Correios.

“Serão feitas entregas a todos os domicílios para dar mais comodidade e garantir que os carnês cheguem ao contribuinte; somente terão que vir buscar os proprietários de terrenos baldios”, explica o secretário de Finanças, Luiz Geremia. Mais de 26 mil imóveis irão receber o imposto.

Neste ano, os valores terão um reajuste de apenas 3,6%, feito com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). O pagamento poderá ser feito á vista até o dia 16 de março, com 10% de desconto, ou parcelado em até seis vezes.

O IPTU é um imposto municipal que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, e tem como base de cálculo seu valor venal. Todo dinheiro arrecado com o pagamento desse imposto é utilizado pelo próprio Município para aplicação em obras de infraestrutura e benfeitorias. Atualmente, o IPTU é uma das principais fontes de arrecadação de recursos para as cidades.