Programa de geração de empregos supera as metas

Como medida de combate aos efeitos da pandemia, em agosto de 2020 a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Agência do Trabalhador, estruturou o Programa Jovens Talentos, em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e ACEFB (Associação Empresarial). A iniciativa visa criar um ambiente favorável para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Neste período houve uma grande procura dos jovens por oportunidade de trabalho, mas com dificuldades por não possuírem experiência profissional prática. A própria pandemia obrigou empresas e empreendedores a adaptarem-se a novos modelos de negócios e os jovens demostram mais facilidade de adaptação.

O programa visa preencher essa lacuna, sensibilizar a classe empresarial e qualificar os jovens, aumentando as chances de permanência nas vagas de trabalho. A meta inicial para 2020 era colocar 100 jovens no mercado de trabalho, mas já foi superada.

De acordo com o secretário Inácio Pereira, o programa chegou a 120 jovens empregados pelas empresas beltronenses, em sua maioria na faixa etária dos 18 anos. “Por ser um projeto piloto, estamos satisfeitos com os números, pois as empresas estão entendendo que na ausência de experiência, elas mesmas tem condições de qualificar os jovens, moldá-los conforme a missão da empresa, bem como incentivá-los a construir carreira”, finaliza. As inscrições para o programa são mantidas de forma permanente na Agência do Trabalhador.