Prefeitura inaugura laboratório de eletroeletrônica e firma parceria com Sindirepa

25 de junho de 2014

Roberto Pécoits (Fiep), vice prefeito Eduardo Scirea, Jovelina Chaves (Semdetec) e Marta Tesser (Sesi/Senai) observam a assinatura do convênio pelo presidente do Sindirepa, Rafael Liston

Na noite em que empresários e lideranças conheceram o trabalho desenvolvido pela Unidade de Preparação de Mão de Obra (UPMO) de Francisco Beltrão, a Prefeitura inaugurou um novo laboratório de eletroeletrônica e assinou convênio com o Sindicato da Indústria dos Reparadores de Automóveis (Sindirepa) para utilização do espaço em que funcionará o centro automotivo para aulas práticas.

Os eventos aconteceram na noite de terça-feira e reforçaram a parceria entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), através do Sesi/Senai. “Sempre conseguimos fazer com que uma instituição complemente a outra; aqui, por exemplo, cedemos o local para realização dos cursos e em troca temos um percentual de alunos que estudam um curso técnico gratuitamente”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Jovelina Chaves.

No laboratório de eletroeletrônica, por exemplo, serão ministrados cursos de 380 horas com turmas entre 15 e 20 alunos do Senai e Prefeitura. Com o espaço, os alunos poderão aprender sobre instalações elétricas prediais e industriais, partidas eletrônicas de motores, e até sobre pneumática, eletropneumática e pneutrônica.

Os equipamentos custaram R$ 140 mil e foram repassados pelo governo do Estado, através das secretarias de Assuntos Estratégicos e Ciência e Tecnologia. “Mais importante que aquilo que está aqui é o que sairá daqui, que são profissionais capacitados para atuar em diversos segmentos específicos”, afirmou o coordenador regional da Fiep, Roberto Pécoits.

Já o Centro Automotivo é um espaço que concentra também uma espécie de laboratório para aulas práticas de elétrica e mecânica automotiva. O espaço foi cedido pela Prefeitura e equipado pelo Senai e é o terceiro do Paraná.

Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Eduardo Scirea, iniciativas como estas terão reflexo em curto prazo no mercado de trabalho local. “Estamos agregando valor à nossa mão de obra, profissionalizando jovens e possibilitando que muitos daqui saiam qualificados para exercer uma profissão técnica ou se tornar um empreendedor”, disse.

Ambos os espaços terão acompanhamento do Centro de Inovação e Tecnologia (Cit). A diretora do Sesi/Senai, Marta Tesser, o presidente da Acefb, Antonio Pedron, e os vereadores Aires Tomazoni, Alfonso Bruzamarello e Adams Brizola, também acompanharam os eventos.