Poupa Tempo auxilia população com serviços da Justiça Eleitoral

4 de maio de 2020

Devido à suspensão temporária do atendimento presencial do TRE-PR, a Justiça Eleitoral está disponibilizando serviços de forma on-line aos cidadãos, contando também com o apoio das unidades do Poupa Tempo para o auxílio à população beltronense. O atendimento para esse fim segue até a próxima quarta-feira, dia 06.

Confira a relação com todos os serviços disponibilizados:

Poderão ser realizados os serviços de primeiro título (alistamento eleitoral), mudança de município (transferência), alteração de dados indispensáveis para obtenção de certidões, alteração de local de votação por justificada necessidade de mobilidade e regularização de título cancelado, dispensada a coleta biométrica.

CERTIDÕES

 Emitir e validar CERTIDÕES de:

  1. Quitação eleitoral: documento que comprova que o eleitor está em dia com suas obrigações eleitorais. Substitui os comprovantes de votação);
  2. Crimes eleitorais: documento que comprova a existência ou não de condenação criminal eleitoral transitada em julgado);
  3. Filiação partidária: documento que comprova se o eleitor é filiado ou não a partido político);
  4. Negativa de alistamento eleitoral: documento que comprova que o requerente não é eleitor); e
  5. Composição partidária: atesta a composição dos órgãos partidários, permitindo a visualização do nome e função dos dirigentes).

Informações sobre sua situação cadastral, bem como da zona, local e seção eleitoral em que vota, além de possibilitar a emissão das certidões de Quitação Eleitoral e de Crimes Eleitorais.

PAGAMENTO DE MULTAS

Caso o eleitor tenha faltado a alguma votação, é possível efetuar a emissão da guia de multa para pagamento.

O pagamento é reconhecido automaticamente no sistema da Justiça Eleitoral após 48 horas do efetivo recolhimento, sem necessidade de que o eleitor envie o comprovante.

JUSTIFICATIVA ELEITORAL

O eleitor que se encontrava fora do país no dia das eleições tem o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da data de retorno ao Brasil, para justificar a ausência às urnas.

Para isso, poderá utilizar o Sistema Justifica, preenchendo corretamente seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada, tais como: passaporte com carimbo de entrada no Brasil e/ou tíquete de passagem que comprove o retorno.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Além de todos os serviços acima mencionados, pela internet, é possível a obtenção de informação sobre:

  1. Número do título de eleitor;
  2. Local de votação;
  3. Situação eleitoral.




Pular para o conteúdo