Jovens são qualificados para o primeiro emprego

16 de outubro de 2019

Nesta quarta-feira, 16, foi realizada a formatura e certificação de 33 jovens que participaram do curso voltado ao primeiro emprego, realizado pela Unioeste, campus de Francisco Beltrão, em parceria com a administração municipal, através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. Trata-se do projeto de extensão da universidade denominado de “Gestão Estratégica para o Primeiro Emprego”.

A coordenadora do projeto, professora Jucelia Appio Frizon, explicou que a meta é intensificar o intercâmbio entre o Ensino Médio com o Ensino Superior. “Oportunizamos a troca de conhecimento e inserção social, a ampliação da capacidade das pessoas em gerar renda individual e coletiva, facilitando o ingresso no mercado de trabalho”, disse a coordenadora.

Participam do projeto adolescentes e jovens, preferencialmente da rede pública de ensino, com idade de 16 a 21 anos. No caso desta turma, os participantes são dos colégios estaduais Mário de Andrade, Suplicy e Tancredo Neves. O projeto é mantido de forma permanente na Unioeste. Até agora já foram formadas 17 turmas, com mais de mil jovens inscritos.

Durante os três meses de duração foram tratados de temas relacionados a inserção no mercado de trabalho, qualidade em produtos e serviços, empreendedorismo, economia, elaboração de currículo e entrevista de seleção, diretos e deveres dos trabalhadores, oratória e comunicação na empresa, marketing pessoal, informática e processo administrativo.

Prestigiaram a formatura o vice-prefeito, Antonio Pedron, a professora da Unioeste, Nilsa Maria Guarda Canterli, os vereadores Silmar Gallina e Evandro Wessler, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, a coordenadora da Agência do Trabalhador, Noely Thomé e o agente de crédito do Banco do Empreendedor, Itacir Rovaris. A aluna do curso de Administração e bolsista do projeto, Duane Furlanetto da Silva, representou os formandos  na frente de honra.