Findex integra rede de incubadoras tecnológicas

5 de julho de 2018

Nesta semana aconteceu em Foz do Iguaçu o I Encontro da Rede de Incubadoras Tecnológicas Ibero-americanas. A Rede, denominada de Retei, congrega os países de língua espanhola e portuguesa. Até então apenas países hispânicos faziam parte. Com a entrada do Brasil, a partir das incubadoras do Paraná, a Retei ganha força, abrigando mais de 450 Startups de ao menos 10 países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, El Salvador, Costa Rica e México.

De acordo com Inácio Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão, que participou da programação, esse encontro foi possível graças a articulação do Sebrae Paraná e a Reinova, que são as redes de incubadoras no Brasil e a Retei na América Latina. Inácio representou a Incubadora Tecnológica Findex e teve a oportunidade de apresentar os projetos realizados no município.

“No encontro percebeu-se o interesse dos demais países pela nossa incubadora, pois estamos em fase de Certificação do CERNE, que são as boas práticas na gestão de uma incubadora”, comenta. Acrescenta que ações como esta contribuem na abertura de mercados para todas as Startups que fazem parte e serão um diferencial competitivo para a Incubadora Beltronense Findex e o Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão.

No final do evento foi firmado um protocolo de intenções entre as incubadoras dos países participantes já prevendo a unificação representativa através da Rede Ibero-americana, que será responsável pela promoção do desenvolvimento econômico e social por meio do empreendedorismo e inovação.

“Somado a isso, a grande vantagem competitiva desta rede é que ela poderá contribuir na busca de investidores nos projetos das Startups, ao mesmo tempo que os processos de internacionalização das empresas incubadas poderão ocorrer em uma velocidade jamais vista”, comemora o secretário.




Pular para o conteúdo