Escolas de Beltrão incentivam a modalidade de Xadrez

10 de julho de 2019

Alunos das escolas municipais de Francisco Beltrão são incentivados a praticar o xadrez. Nas aulas de educação física as crianças exercem a modalidade esportiva desde a pré-escola até o 5º ano. Também são oferecidas oficinas de xadrez no Centro da Juventude (Ceju) e no Centro de Inovação e Tecnologia (CITFBE, com o professor Fernando Brizola.

Ele destaca que se trata de um esporte  que ajuda a desenvolver habilidades como raciocínio lógico e abstrato, a capacidade analítica e a criatividade para resolver problemas.  “O Xadrez ajuda a tomar decisões, melhorar a atenção, a memória, a concentração, dentre outros benefícios como aprender ganhar ou perder e respeitar o adversário. As regras são aspectos emocionais trabalhados dentro das aulas, ampliando o senso crítico da criança”, completa Fernando.

Enfatiza que a parte comunicativa também é desenvolvida, uma vez que elas fazem novas amizades em um ambiente de aprendizado diferente. O xadrez é um esporte, mas pode ser considerado uma arte e uma ciência. Trata-se de um jogo milenar que pode ser classificado como  jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores.

Recentemente os alunos Alex Fieira e Emanuela Rodrigues, da oficina que acontece no Citfbe, foram campeões em Pato Branco na categoria sub 12. A oficina acontece nas sextas-feiras, das 16h00 às 19h00. É aberta a todos que tem interesse de aprender ou praticar o xadrez. Mais informações pelo telefone: (46) 3524-5922 ou na rua Buenos Aires, 20, atrás do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior.




Pular para o conteúdo