Encontro mostra avanços da inovação no Sudoeste

14 de junho de 2019

O prefeito Cleber Fontana, de Francisco Beltrão, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do município, Inácio Pereira, participaram de um encontro na noite de quinta-feira (13), no auditório da Amsop, quando a Governança do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste (SRI) apresentou os resultados e impactos deste setor nos últimos 10 anos. Foi divulgada a pesquisa que evidencia os resultados desta estratégia ao longo dos últimos 10 anos.

O município de Francisco Beltrão, ao lado de Dois Vizinhos e Pato Branco, são os mais destacados na área de tecnologia da região. A avaliação apresentada mostra o desempenho das ações implementadas na década, efetividade das capacitações, além da identificação de resultados e impactos. O estudo faz parte do processo de construção coletiva  do sistema regional de inovação e que servirá de balizador das ações e atividades  voltadas ao desenvolvimento regional.

Ao falar para prefeitos e outras lideranças de toda a região, o prefeito Cleber Fontana elogiou o trabalho coletivo e comentou sobre investimentos que vem sendo realizados em Beltrão na área de tecnologia. Inclusive citou a implantação do Laboratório Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Abertas, o primeiro da região, inaugurado nesta semana.

O evento também teve as presenças de Henrique Domakoski, Superintendente de Inovação do Governo do Estado e representante da Casa Civil, Alan Costa, presidente da Celepar, Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária, César Colini, Gerente da Regional Sul do Sebrae, Carlos Manfroi, presidente da Cacispar e Jovelina Chaves, assessora da deputada Leandre Dal Ponte, dentre outras lideranças.