Centro Empresarial vira case de sucesso no Paraná e é apresentado em encontro nacional

20 de abril de 2015

Secretária Jovelina Chaves e agente de desenvolvimento local Angela Paludo com Luiz Marcelo Padilha, coordenador de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PR

O Centro Empresarial de Francisco Beltrão foi considerado pelo Sebrae/PR um dos melhores projetos de desenvolvimento local do estado. A proposta foi a única do Paraná a se apresentar durante o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, no início do mês, em Brasília, que reuniu representantes de todo o Brasil para destacar bons exemplos e trocar experiências.

Idealizado e implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec) juntamente com instituições parceiras, o projeto do Centro Empresarial atraiu a atenção de prefeitos e secretários no evento.

“O ponto que mais se destacou foi a capacidade de reunião das diversas instituições parceiras no projeto, certamente um diferencial nas características culturais da região, muito ligada ao associativismo e cooperativismo, que colabora para o sucesso do espaço”, afirmou a secretária Jovelina Chaves, que participou de mesas redondas falando sobre o fomento ao desenvolvimento local do município.

O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável aconteceu pela terceira vez, organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos em parceria com o Sebrae, que também custeou o traslado e estadia da secretária Jovelina Chaves e da agente de desenvolvimento local, Angela Paludo.

Uma das principais vantagens da participação no encontro, segundo Jovelina, é a visibilidade do município em nível nacional com um modelo de desenvolvimento viável.

Mantido pela Prefeitura, o Centro Empresarial foi concebido em 2013 para desburocratizar a vida de empreendedores e oferecer soluções empresariais. Atualmente, 30 instituições são parceiras do projeto e oferecem vários serviços em um único local, agilizando a vida de empresários, além de cursos, capacitações e eventos.