Beltrão inaugura Laboratório de Pesquisas em Tecnologia Aberta

12 de junho de 2019

Na tarde desta quinta-feira, dia 13, às 17h00, a administração municipal de Francisco Beltrão, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec) inaugura o CVT-NUTAB (Laboratório Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Abertas). Será o primeiro da Região Sudoeste. Está localizado no prédio da UPMO, na rua Buenos Aires, bairro Miniguaçu.

O laboratório beltronense foi viabilizado por meio de parceria com Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Ao todo,  R$ 500 mil estão sendo aplicados na estrutura, que contará com 04 laboratórios e um Maker Space.

Para o Prefeito Cleber Fontana, o município vive um momento especial, com várias obras e grandes projetos. “Também estamos preocupados e dando uma atenção especial para a capacitação de jovens e adultos para as novas tecnologias que cada vez mais influenciam o dia-a-dia do cidadão”, comenta o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, “os laboratórios serão responsáveis por desenvolver projetos de pesquisas nas áreas de Gestão Pública, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Eficiência Energética e Automação Industrial e Produtividade. Somados a isso, o Maker Space apoiará com projetos em impressão 3D, Realidade Virtual, Drones, Robótica em Arduíno e Lego, dentre outros”.

Inácio explica que cada uma das áreas a serem pesquisadas foram escolhidas respeitando as características e vocações regionais, além de seguir tendências mundiais, especialmente quando se fala em produção e armazenamento de energia e sustentabilidade.

Francisco Beltrão já conta com o Centro de Inovação e Tecnologia – CITFBE, que já desenvolve projetos voltados a robótica educacional e incubação de empresas. Na sua visão o novo laboratório fortalece ainda mais o ecossistema de inovação do nosso município. A data da inauguração do CVT-NUTAB vem de encontro com as comemorações do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste e coroa o trabalho feito ao longo dos últimos 10 anos em Francisco Beltrão e região.