Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Beltrão ganha laboratório de pesquisa em tecnologia aberta

Publicado em

Na  quinta-feira, dia 13, a administração municipal de Francisco Beltrão, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec) inaugurou o CVT-NUTAB (Laboratório Núcleo de Pesquisas em Tecnologias Abertas), o primeiro da Região Sudoeste. Está localizado no prédio da UPMO, na rua Buenos Aires, bairro Miniguaçu.

O laboratório beltronense foi viabilizado por meio de parceria com Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal. Ao todo, R$ 500 mil estão sendo aplicados na estrutura, que contará com quatro laboratórios e um Maker Space. Os recursos federais foram viabilizados pela deputada Leandre Dal Ponte.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, os laboratórios serão responsáveis por desenvolver projetos de pesquisas nas áreas de Gestão Pública, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Eficiência Energética e Automação Industrial e Produtividade. “Somados a isso, o Maker Space apoiará com projetos em impressão 3D, Realidade Virtual, Drones, Robótica em Arduíno e Lego, entre outros”, completa Inácio.

O secretário explica que cada uma das áreas a serem pesquisadas foram escolhidas respeitando as características e vocações regionais, além de seguir tendências mundiais, especialmente quando se fala em produção e armazenamento de energia e sustentabilidade.

Francisco Beltrão já conta com o Centro de Inovação e Tecnologia (Citfbe) que desenvolve projetos voltados a robótica educacional e incubação de empresas.

Fizeram parte da frente de honra o vice-prefeito Antonio Pedron, o vereador Evandro Wessler, o superintendente de Inovação do Paraná e representante da Casa Civil do Governo do Estado, Henrique Domakoski, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhafitg, o gerente regional do Sebrae, César Colini, a assessora da deputada federal Leandre Dal Ponte, Jovelina Chaves, o secretário municipal de Desenvolvi mento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira e a representante do Sistema Fiep, Marta Tesser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.