Aplicativo permite monitorar pacientes de Covid-19 em Beltrão

26 de junho de 2020

Prefeito Cleber Fontana

Mais uma ferramenta está sendo utilizada pela secretaria municipal de Saúde de Francisco Beltrão no enfrentamento do coronavírus. Uma parceria das secretarias municipais de Saúde e de Planejamento, setor de inovação e tecnologia da prefeitura e a empresa Imaxis, do setor de tecnologia, possibilitou a criação de um aplicativo utilizado no celular para monitorar pessoas acometidas da doença ou casos suspeitos, enquanto aguardam o resultado do exame.

“Todas as ferramentas e avanços que pudermos disponibilizar são importantes. Beltrão sai na frente mais uma vez na luta contra a pandemia que assola o mundo. Estamos fazendo de tudo para manter a situação dentro de níveis aceitáveis”, comenta o prefeito Cleber Fontana.  O aplicativo permite que o paciente ou pessoa que aguarda o resultado do exame preste informações várias vezes ao dia para os profissionais de saúde, através de uma central montada na sede da secretaria municipal de Saúde. O secretário Manoel Brezolin, da Saúde, explica que se a pessoa informar alteração dos sintomas, caso de febre ou dificuldade para respirar, por exemplo, as equipes de saúde priorizam o caso.

A médica Fernanda Cani de Souza, da equipe de saúde do município, revela que o aplicativo é importante porque permite identificar com mais agilidade os pacientes que apresentam melhoria ou agravamento do quadro. “Quando há necessidade é feito o encaminhamento para uma avaliação médica presencial ou mesmo uma orientação mais específica”, relata a profissional.

O secretário Alexandre Pécoits, que coordena o setor de inovação e tecnologia do município, explica que a criação do aplicativo surgiu a partir de uma demanda verificada junto ao setor de saúde. “É uma ferramenta que melhora o suporte dos profissionais de saúde”, define Pécoits. Segundo ele, ao saber desta demanda conversou com profissionais do setor de tecnologia do município e conseguiu parceria com a empresa Imaxis, que desenvolveu o aplicativo.

Cledson Lodi, da Agência Studio Imaxis, explica que o aplicativo instalado no celular envia notificações ao longo do dia para as pessoas monitoradas e elas repassam informações sobre os sintomas para a equipe de saúde. Com isso, de forma rápida, é possível fazer uma avaliação do quadro do paciente. Anteriormente, para ter estas informações, era necessário telefonar várias vezes ao dia para pacientes ou pessoas com quadro suspeito de coronavírus.

“As informações são transferidas em tempo real para o sistema de monitoramento das equipes de saúde, que verificam se existem modificações dos sintomas”, relata. Na sua visão trata-se de uma ferramenta importante, eficaz e que certamente será adotada em outros municípios do Paraná e do Brasil. “É muito gratificante participar deste projeto e poder colaborar nas ações de combate a prevenção desta pandemia”, conclui Cledson.