Ações no calçadão fomentam a inclusão social e profissional

23 de setembro de 2019

Na próxima sexta-feira, 29, serão realizadas atividades em Francisco Beltrão alusivas ao Dia D da Inclusão Social e Profissional das pessoas com deficiência e beneficiários do INSS que foram reabilitados. A programação será no espaço coberto do Calçadão, a partir das 8h30 e contará com a participação de autoridades e pessoas ligadas a diversas associações e entidades.

A iniciativa é da Agência do Trabalhador, secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, com o auxílio do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP). A principal meta é a conscientização e aproximação de empregadores e trabalhadores.

Segundo a diretora da Agência do trabalhador, Noely Thomé, nesta data a Agência não estará aberta. “Toda a estrutura ficará no Calçadão realizando atendimento exclusivo às pessoas com deficiência que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Estaremos repassando informações e tirando dúvidas também aos empregadores sobre as limitações e qualificações destes trabalhadores”, ressalta Noely.

Programação semelhante será realizada em todo o Brasil visando fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência. Para fomentar e garantir a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em 1991 foi criada uma lei determinando que todas as empresas com mais de 100 funcionários devem destinar um percentual de vagas para esse público.




Pular para o conteúdo