Integração no transporte coletivo poderá ser feita em qualquer ponto da cidade

24 de outubro de 2016

Da assessoria

Usuários do transporte coletivo poderão fazer a integração de linhas sem pagar nova tarifa em qualquer ponto da cidade e não somente no terminal

Usuários do transporte coletivo poderão fazer a integração de linhas sem pagar nova tarifa em qualquer ponto da cidade e não somente no terminal

A partir desta semana, usuários de ônibus de Francisco Beltrão poderão fazer a integração com outras rotas em qualquer ponto da cidade e não mais somente no terminal urbano. As novas regras são mais uma etapa do processo de modernização do transporte coletivo que a Prefeitura vem colocando em prática desde o início do ano e passam a valer a partir desta quinta-feira, dia 27.

Com a integração temporal, usuários podem pegar novas rotas dentro do período de uma hora nos dias de semana e 1h30 nos finais de semana sem pagar nova tarifa. “O usuário poderá pegar o ônibus em seu bairro e ir até o ponto que deseja e pegar outra rota para qualquer direção da cidade sem precisar pagar uma nova tarifa e sem precisar ir até o terminal para fazer esse processo”, explica o secretário de Administração, Clecio Menegoto. “É como se cada ponto nos bairros fosse uma espécie de terminal, em que pode descer e pegar outra rota desde que não seja a de origem ou de sobreposição de linha”, exemplifica.

Na Cidade Norte, por exemplo, moradores do bairro Cantelmo que necessitam ir ao Sadia atualmente precisam ir até o terminal para pegar a linha que vai até o destino desejado. Com a integração, o usuário pode desembarcar na avenida Atílio Fontana e dali pegar a rota que vai direto ao Sadia, sem necessidade de ir ao terminal urbano.

 

Integração somente com cartão

A medida valerá somente para os usuários que possuem o cartão do transporte coletivo e implicará na abertura de catracas do terminal no Centro, que perderá sua função enquanto local exclusivo de integração de linhas, mas continuará funcionando.

O cartão permite que seja recarregado determinado valor em créditos e o usuário o utiliza ao longo do mês e pode ser confeccionado no ponto de atendimento da Guancino localizado no Shopping Aquarius. Com o cartão, o valor da passagem tem desconto de 3% – a tarifa fica R$ 2,91. Para tarifas pagas com dinheiro não será possível fazer a integração.

 

Melhorias

Desde o início do ano, novas regras estão sendo implementadas para melhorar o transporte coletivo em Beltrão. Uma nova licitação foi realizada para a concessão do serviço e várias melhorias já foram colocadas em prática, como a renovação da frota de veículos, ampliação de linhas e horários e a bilhetagem eletrônica.

Ao longo do próximo ano, novas etapas de melhoria serão executadas, conforme estabelece o contrato de concessão da Guancino.




Pular para o conteúdo