Após quase dois anos congelada, tarifa do transporte público será reajustada

24 de fevereiro de 2015

Usuários pagarão 8% a mais na passagem a partir de 1º de março; reajuste está abaixo da inflação do período

Começa a valer na próxima semana o novo valor da tarifa do transporte coletivo urbano de Francisco Beltrão, após quase dois anos sem aumento. Os passageiros passarão a pagar R$ 2,80 pela passagem, vinte centavos a mais que o atual valor praticado pelas empresas que operam o transporte público no município.

Mesmo reajustado, o valor está abaixo da inflação dos dois últimos anos e, segundo o secretário de Administração, Saudi Mensor, considera somente o aumento de despesas de operação do sistema sem impactar o usuário. “O preço da passagem está congelado desde maio de 2013 e de lá para cá a planilha de custos da operação do transporte urbano sofreu alguns aumentos, no entanto precisamos garantir o acesso dos usuários ao sistema por um preço justo”, explica o secretário.

O valor sofreu o reajuste após análise do Conselho Popular, integrado por diversas entidades do Município, e que recebeu das empresas que operam o transporte o pedido de aumento do valor. A elevação dos gastos com a folha de pagamento, combustível e pneu foram os principais pontos defendidos pelas empresas para o reajuste da passagem.

O aumento do preço da passagem representa apenas 8%, abaixo dos 12,1% da inflação acumulada no mesmo período.

Modernização do transporte

Desde 2013 a Prefeitura trabalha na licitação das linhas do transporte coletivo na cidade. O processo, que teve a única empresa inscrita desclassificada no ano passado, está sendo refeito e deve ser finalizado nos próximos dias, com objetivo de também melhorar as condições de operação dos veículos, ampliar a quantidade de rotas e garantir mais conforto e segurança aos usuários.