Prefeitura lança o Serviço Família Acolhedora

3 de setembro de 2019

Nesta quinta-feira, 05, acontece o lançamento do Serviço Família Acolhedora. Será no Espaço da Arte, a partir das 19:00 horas. A administração municipal de Francisco Beltrão está ultimando os preparativos para implantar o serviço no município. A secretaria municipal de Assistência Social disponibilizou uma equipe de profissionais para coordenar e operacionalizar o serviço.

O Família Acolhedora é voltado para a proteção de crianças e adolescentes em situação de negligência, maus tratos, violência doméstica, abandono, além daquelas que foram afastadas de suas famílias por meio de medida protetiva, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente. São famílias ou pessoas que acolhem voluntariamente em suas casas, por um período provisório, crianças e adolescentes, oferecendo proteção integral, convivência familiar e comunitária.

Para participar do programa as famílias passam por um processo de seleção, cadastramento e preparação. Também não podem ter cadastro de intenção de adoção. Os acolhidos são crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, que estão com seus direitos violados ou se encontram em vulnerabilidade social, expostos a ameaça e violação de direitos, cujas famílias não conseguem cumprir sua função de cuidado e proteção.

A família que acolher crianças receberá mensalmente bolsa auxílio no valor de um salário mínimo nacional para cada criança ou adolescente acolhido, durante o período que perdurar o acolhimento. As famílias interessadas em participar do Serviço Família Acolhedora devem entrar em contato pelo telefone (46) 3524-4159 ou dirigir-se à sede do serviço, na avenida União da Vitória, no mesmo prédio da Casa Abrigo Anjo Gabriel, no bairro Miniguaçu.