Palestras nas escolas aborda trabalho infantil

6 de novembro de 2018

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à secretaria municipal de Assistência Social de Francisco Beltrão, realizou uma ação de mobilização e sensibilização contra o trabalho infantil. No período de uma semana foram realizadas palestras proferidas pelos profissionais do CREAS, a Assistente Social, Camila Dalla Cortt e o coordenador e psicologo , Cleverson Rio Branco.

Alunos do 5º aos 9º anos das escolas municipais do Campo receberam orientações sobre o que é e o que não é trabalho infantil. Foi distribuída uma cartilha informativa nas escolas onde a temática foi trabalhada. Segundo a diretora de Assistência Social, Nádia Bonatto, um diagnóstico de 2015 apontou que dentre as principais formas de atividades laborais desenvolvidas por crianças e adolescentes estava a agrícola, seguida de serviços domésticos e construção civil.

“O trabalho infantil é uma violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Prejudica o desenvolvimento e compromete a fase adulta saudável. Com isso, as ações foram direcionadas para as escolas municipais da área rural”, explica Nádia.

O CREAS é um instrumento de proteção social especial de média complexidade e atende indivíduos e famílias que estão em situação de risco pessoal e social, agravados pela violação de direitos. É dever de todos zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. A grande responsabilidade nesta fase da vida desses pequenos cidadãos é com os estudos.

Em situações de trabalho infantil as denúncias podem ser realizadas através dos seguintes órgãos e serviços: Conselho Tutelar (3523-1243); Serviço da Abordagem Social (98402-8883) e o Disque 100.