Novos conselheiros tutelares de Beltrão tomam posse

10 de janeiro de 2020

Os novos conselheiros tutelares de Francisco Beltrão foram empossados nesta sexta-feira (10). A cerimônia foi realizada na sala de reuniões da prefeitura. Adair Carlos Machado, Elton de Vargas, Hildegard Reichert, Luiz Renato dos Santos e Rodrigo Raota Jonikaites são os novos conselheiros titulares, com mandato de quatro anos.

Durante a posse o prefeito Cleber Fontana enalteceu a nobreza da função dos conselheiros. “Vocês podem mudar a vida das crianças, das famílias. É uma missão nobre e os resultados dependem de cada um de vocês”, destacou o prefeito. Cleber reforçou que a administração municipal manterá todo o suporte para o desenvolvimento do trabalho.

A Juíza Carina Daggios, da Vara da Infância e da Juventude, reafirmou que o Poder Judiciário mantém um constante acompanhamento das atividades do conselho e também dá todo o suporte necessário para a solução dos problemas. “É importante que vocês ouçam as pessoas com muita atenção para que possam sempre tomar a melhor decisão para resolver as questões que chegarem ao conselho”, disse a magistrada.

Os cinco titulares foram diplomados e empossados. Os suplentes foram diplomados, pois assumirão a função quando houver necessidade. Os suplentes são Deivid de Oliveira Ouriques, Elias Celso Antunes, Sidimar Martins da Cunha, Rodrigo Tognon e Andressa Ize Niclote. A eleição foi realizada no dia 6 de outubro de 2019, com 22 candidatos.

Luiz Renato é eleito presidente

Após eles se reuniram para escolher o primeiro presidente da atual gestão. Luiz Renato dos Santos foi escolhido pelos demais membros para presidir o conselho. A cada seis meses é eleito um novo presidente para que durante o mandato todos possam exercer a função.

O Conselho Tutelar tem a missão de zelar por crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente. É um órgão público vinculado à prefeitura, mas autônomo em suas decisões. Seus membros são escolhidos pela comunidade através do voto direto. Funciona da rua Alagoas, bairro Alvorada, no prédio onde ficava o CRE. Contatos pelo telefone (46) 3523-1243 ou pelo número de plantão (46) 98406-8504.

Além do prefeito Cleber e da Juíza Carina, também prestigiaram a posse o vice-prefeito Antonio Pedron, os vereadores José Carlos Kniphoff (presidente da Câmara) e Paulo Grohs, Claudia Tonello (presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), Nádia Bonatto (secretária municipal de Assistência Social), familiares e amigos dos novos conselheiros.