Ministério da Cidadania aprova Programa Criança Feliz de Beltrão

6 de março de 2020

Nesta semana o consultor do Ministério da Cidadania, sociólogo Ronaldo de Oliveira, esteve em Francisco Beltrão para supervisionar o andamento do Programa Criança Feliz no município, que tem como objetivo o fortalecimento de vínculo e o desenvolvimento infantil.

O trabalho é coordenado pela administração municipal, por meio da secretaria municipal de Assistência Social. Se desenvolve por meio de visitas domiciliares que visam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Ronaldo esteve no CRAS do bairro Padre Ulrico. Na sequência acompanhou visitas para as famílias beneficiadas pelo programa, juntamente com supervisora, Pâmela da Cruz e a equipe de visitadores. Posteriormente se reuniu com a secretária Municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto e com a a equipe do Criança Feliz.

Durante o encontro ele relatou que as visitas aos municípios visam verificar a operacionalização da metodologia do programa. Também elogiou o trabalho que vem sendo realizado em Beltrão. “A estrutura técnica e a execução do programa em Francisco Beltrão tem alto nível de excelência e podemos afirmar que o município se tornou referência para o Brasil”, afirmou o sociólogo.

O Programa Criança Feliz é desenvolvido através de parceria da prefeitura com o Governo Federal. Tem como público-alvo crianças de 0 a 3 anos e gestantes beneficiárias do Bolsa Família, além de crianças de 0 a 6 anos beneficiárias do BPC.

Prevê a implementação de ações de forma descentralizada com integração das políticas públicas nos territórios, por meio da coordenação e integração dos serviços de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, cultura, lazer e instâncias de defesa dos direitos.

A secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, enalteceu a importância deste assessoramento e da presença do representante do Ministério da Cidadania. “A administração municipal tem dado todo apoio para o desenvolvimento e acompanhamento do programa. Além disso, temos que enaltecer o profissionalismo e o comprometimento da nossa equipe”, destacou.

Atualmente mais de 400 famílias são acompanhados através da equipe que é composta pela supervisora Pâmela da Cruz e 13 visitadores que atuam no território dos CRAS da Cidade Norte, Padre Ulrico e São Miguel. “É uma satisfação saber que superamos muitas dificuldades e hoje recebemos esse retorno tão positivo. É um estimulo para continuarmos aperfeiçoando nosso trabalho, priorizando o atendimento da primeira infância, o fortalecimento aos demais programas e serviços e o atendimento as famílias de forma integral”, concluiu a secretária.

Participaram da reunião com o consultor do Ministério da Cidadania, Ronaldo de Oliveira, a secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, a coordenadora da secretaria, Flávia Bedin Tognon, a supervisora municipal do Criança Feliz, Pâmela da Cruz e os visitadores Alice Machado, Maria Eduarda Macedo Shiavini, Juliana Muller Rios, Eduarda da Silva Martendal, Jaqueline Aparecida Passarini, Geisiane Gasparin Ramos, Diovana Veiga da Cruz, Luciana de Carvalho, Patricia Weronka, Angela Maiara da Silva Rocha e Leticia Pereira Dutra.