Jonas, um jovem vencedor

12 de março de 2018

O prefeito Cleber Fontana se emocionou com o exemplo de vida e de dedicação do jovem Jonas dos Santos Muller, de 17 anos, e de sua mãe, Sueli dos Santos. Eles residem no bairro no bairro Padre Ulrico e são atendidos e acompanhados pelo (CRAS), Centro de Referencia de Assistência Social, devido a situação de vulnerabilidade social.

Em julho de 2017 Jonas ingressou na Escola Oficina Adelíria Meurer e desde então participa da oficina de preparação para o mercado de trabalho. Ele conseguiu uma oportunidade na empresa BRF, por meio do Programa Jovem Aprendiz, realizado em parceria com a APMIF.

No decorrer do segundo semestre de 2017, pela manhã Jonas frequentou o ensino regular no Colégio Leo Flach, durante a tarde trabalhou e a noite, através de uma parceira com o Colégio Águia, freqüentou o cursinho pré- vestibular.

Como seguia direto do trabalho para o cursinho, o empresário Humberto Toscan, do Posto Toscan, patrocinava o seu jantar. As parcerias e, principalmente o esforço de Jonas, resultaram em uma ótima nota no ENEM,  garantindo uma vaga pelo SISU no curso de Ciências Contábeis da UTFPR, Universidade Tecnologica Federal do Paraná, campus de Pato Branco.

As aulas começaram neste mês de março e graças a mais uma parceria, com a empresa de transportes Salézio Tur, Jonas consegue se deslocar até a universidade. A BRF, através de seus colaboradores, adquiriu o material escolar inicial. Com toda esta dedicação, Jonas torna-se um exemplo de superação e motivação. Ele relata que jamais vai desistir de seus sonhos. O principal deles, no momento, é dar uma vida estável para sua família.

A família de Jonas sempre se manteve com o trabalho braçal da mãe que, não alfabetizada, capinava lotes para sustentar os filhos, após se separar do marido. Hoje a  renda de Jonas mantém as despesas da família, juntamente com o auxílio do Programa Bolsa Família.

Jonas foi recebido no gabinete pelo prefeito Cleber Fontana, que o incentivou a continuar se dedicando aos estudos. “Nós oferecemos toda a estrutura, temos profissionais capacitados e parceiros que auxiliam o nosso trabalho. Com força de vontade, nossos jovens certamente poderão concretizar seus objetivos”, destaca o prefeito.

Acompanharam a visita Claudia Tonello, diretora da Escola Oficina, Paula Munaretto, prorofessora do Jovem Aprendiz (APMIF), Miriam Bonissoni Cella, assistente social CRAS Centro, Cláudia Galvan, coordenadora do CRAS Centro, Flávia Bedin Tognon, coordenadora da Divisão de Apoio as Entidades da secretaria de Assistência Social, e Nádia Bonatto, Diretora da Secretaria de Assistência Social.




Pular para o conteúdo