Evento marca Dia de Conscientização da Violência Conta Idosos

15 de junho de 2018

Na tarde desta sexta-feira, 15, o Espaço da Arte ficou completamente lotado para o evento em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, com organização da secretaria municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), e secretaria municipal de Saúde.
Para marcar a data foi realizada uma palestra ministrada pela Promotora de Justiça, Doutora Beatriz Aguiar Arend Schmidt, com o título: “Amadurecer é Reconhecer a Vida sem Violência”. Segundo a diretora de Assistência Social, Nadia Bonato, o principal objetivo do dia 15 de junho é criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa.
“É preciso além de conscientizar a população, disseminar a ideia de não aceitar que aconteça violência contra a pessoa idosa. Na esteira deste movimento mundial deve-se incentivar a apresentação, o debate e o fortalecimento das mais diversas formas da prevenção”, enfatiza Nadia. Antes da palestra aconteceu uma apresentação cultural do grupo intitulado “Arte com Alegria” formado pelas idosas do Grupo do bairro Vila Nova, que também participam do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Fizeram parte da Frente de Honra o prefeito Cleber Fontana acompanhado da esposa Joice, a Promotora de Justiça, Beatriz Aguiar Arend Schmidt, a esposa do vice-prefeito, Rose Pedron, as vereadoras, Elenir Maciel, presidente da Câmara, e Lourdes Passini, a diretora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Nádia Bonatto, a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Andrea Zorzo de Almeida, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, João Paulo Rocha, a coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, Lucélia Bortot Rama, o assistente aocial e técnico de referência do CREAS, Valtemir Gomes Severo, e a psicóloga e técnica de referência do CREAS, Inês Aparecida Koop.