Encontro sobre prevenção de acidentes com idosos

14 de junho de 2018

No dia 29 de junho, uma sexta-feira, vai acontecer um encontro de sensibilização para prevenção de acidentes domésticos com idosos. Será no Centro de Convivência dos Idosos, a partir das 13h30, organizado pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde. Uma profissional fisioterapeuta da secretaria de saúde vai orientar os idosos a respeito de exercícios de fortalecimento que podem ser realizados em casa. Também acontecerá momento de descontração com encenação teatral falando do tema.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Cristina Da Cas, o objetivo é alertar e conscientizar as pessoas da melhor idade sobre os perigos e como se prevenir dos acidentes domésticos. “A prática de exercícios físicos tem se mostrado muito eficaz na prevenção de quedas, uma vez que aumenta a força muscular, melhora o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação motora e a orientação”, acrescenta Cristina.

Cristina lembra que o domicílio é o principal local de quedas dos idosos. Por isso é necessário uma atenção especial na organização estrutural. Medidas simples como a colocação de barras de apoio, principalmente nos banheiros, boa iluminação, além do uso de pisos e tapetes antiderrapantes são algumas condutas que auxiliam a vida dos idosos, minimizando os riscos deles sofrerem quedas.

A lei estadual que instituiu a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos é de autoria do deputado Wilmar Reichembach. No ano passado foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado. Prevê que todos os anos, no mês de junho, sejam realizados eventos com orientações de prevenção em relação a quedas e outros acidentes domésticos com os idosos, visando principalmente uma melhor qualidade de vida.




Pular para o conteúdo