Previsão do Tempo
Tempo em
Francisco Beltrão

º | º

Dia Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

Publicado em

O dia 15 de junho é declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O principal objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, que pode ser definida como qualquer ato ou ausência de ação que lhe cause danos ou incômodo. As formas de violência contra a pessoa idosa são diversas como física, psicológica, sexual, financeira. negligencia ou abandono, dentre outras.

       Existem vários canais para denunciar suspeitas de casos de violência contra pessoa idosa. Dentre as opções constam o Disque 100 (nacional), 181 (Estadual) e 165 (municipal). Valtemir Gomes, assistente social responsável pelo Disque Idoso, informa que a Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Assistência Social, disponibiliza o serviço Disque Idoso Municipal 165, com ligação gratuita. Também possui órgãos de atendimento para receber, verificar, analisar e encaminhar denúncias, além de prestar informações e orientações relativas aos idosos e seus direitos.

       Valtemir explica que nos casos em que é constatada a situação de violência contra a pessoa idosa, o caso é encaminhado para outro serviço da Secretaria, o CREAS. Segundo dados do Disque Idoso 165, durante o ano de 2019 foram recebidas 148 demandas. Aliado aos atendimentos, são mantidas de forma permanente as campanhas de alerta, conscientização e de orientação visando coibir a violência contra os idosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.