Debate sobre abuso sexual de crianças

18 de maio de 2018

Na manhã desta sexta-feira, 18, no Espaço da Arte, em Francisco Beltrão, aconteceu um encontro para debater o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento foi promovido  pela secretaria municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em conjunto com o Conselho Municipal de Direitos da Criança.

O prefeito Cleber Fontana esteve presente no encontro e falou a respeito da importância de discutir o assunto e buscar soluções para este que é um problema muito sério em todo o Brasil. Na sequencia foi realizada uma mesa redonda com representantes de diversos segmentos da sociedade ligados aos trabalhos com crianças e adolescentes.

Os participantes entendem que é necessário realizar um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, sensibilizar a população e os profissionais que atuam na rede de proteção. Segundo a assistente social e coordenadora do CREAS, Sueza Oldoni, o objetivo é mobilizar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

De acordo com Sueza, em Francisco Beltrão, os atendimentos às crianças e adolescentes vigentes no CREAS totalizam 82 casos, sendo 33 por violência sexual, o que corresponde a 40% das situações.  “Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Todos podem ajudar. Em caso de conhecimento de violência sexual infantil, é preciso procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, polícias militar, federal ou rodoviária ou ainda ligar para o Disque Denúncia Nacional número 100”, recomenda a assistente social.