Curso aborda cuidados com a saúde do idoso

20 de novembro de 2019

A secretaria municipal de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão realizou o curso com o tema “Cuidados Essenciais à Saúde do Idoso”, com 36 horas da duração. A certificação das 12 participantes foi realizada no auditório do Senac. O curso foi direcionado para integrantes de famílias que possuem idosos, visando contribuir com a compreensão em relação ao processo de envelhecimento e os  cuidados com estas pessoas.

As participantes receberam orientações sobre o processo de alterações biológicas, principais doenças que acometem a população idosa, cuidados com medicamentos, higiene oral e corporal, prevenção de acidentes, dentre outros temas. Este curso foi contratado pela secretaria, que através dos CRAS e do CREAS selecionou as pessoas contempladas e contribuiu com o transporte e lanches durante o período de realização. Inclusive uma das participantes já conseguiu trabalho na área. No encerramento, elas reiteraram o quanto foi importante para o processo pessoal e profissional.

“O curso foi programado a partir de uma demanda levantada pelos técnicos que atendem famílias que possuem idosos, que verificaram que muitas vezes as pessoas não estão preparadas para compreender o processo de envelhecimento e os cuidados necessários de acordo com o grau de dependência de cada idoso. Além disso, as orientações visam  fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de vida”, afirma Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social.