CEJU de Beltrão atende mais de 300 adolescentes

17 de março de 2020

Adolescentes e jovens de 12 a 17 anos estão participando intensamente das atividades oferecidas pelo CEJU (Centro da Juventude), na Cidade Norte. É priorizado o atendimento para os que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social. São realizadas atividades culturais, artísticas, esportivas, tecnológicas e de lazer, com enfoque na formação pessoal e profissional.  Atualmente mais de 300 adolescentes  frequentam o CEJU, que é mantido pela administração municipal de Francisco Beltrão.

De acordo com Nádia Bonatto, secretária de Assistência Social, além das atividades previstas em sua implantação, desde 2018 passou a ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma forma de  intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

De forma complementar são ofertadas as oficinas de Taekwondo, Arte Circense, Capoeira, Dança, Artesanato, Teatro, Oratória, Skate, Informática, Futsal, Natação, Voleibol, Música e Orientação Profissional, que potencializa a inserção no mercado de trabalho através do programa Adolescente Aprendiz.

Dentre os investimentos recebidos nos últimos anos, o coordenador do CEJU, Genuir Merlos, destaca que no início de 2020 o Centro foi contemplado com um veículo novo que está sendo utilizado para fortalecer o trabalho de visitas e busca ativa. Também recebeu  13 computadores e bancadas que complementaram o laboratório de informática, tatame para as salas de artes marciais, espelhos, uniformes para arte circense, taekwondo, capoeira e dança, pintura da quadra e piso para a pista de skate.

“Essa estrutura viabilizada pela administração municipal nos possibilita melhorar os serviços oferecidos aos adolescentes”, relata Genuir. Também no espaço do CEJU é desenvolvido o Programa Agentes de Cidadania, ação que incentiva o protagonismo juvenil, com o potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais harmoniosa, tanto para si como para a sociedade.

Os 40 adolescentes inseridos no programa recebem uma bolsa auxilio, visto que atuam em projetos e ações de caráter público para o desenvolvimento de atividades educativas, socializadoras e de produção cultural voltadas a crianças e adolescentes de suas comunidades. Os encaminhamentos para o CEJU são feitos através da rede de proteção, em especial os CRAS, a partir das demandas levantadas em cada território.

O CEJU funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. Também presta atendimento para a comunidade no período noturno com alunos  de 15 anos que participam da Zumba e Taekwondo. Disponibiliza a quadra para práticas esportivas. Para facilitar o acesso dos adolescentes de territórios mais distantes, é oferecido transporte gratuito diariamente. O CEJU fica na rua São Cristóvão, 555, Bairro Pinheirão, com o telefone (46) 3524-5337.