Beltrão recebe premiação do Família Paranaense

27 de dezembro de 2018

A secretaria municipal de Assistência Social da Prefeitura de Francisco Beltrão recebeu premiação estadual pelas ações realizadas no município através do programa Família Paranaense, da secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social. Ao todo foram cinco certificações em função das boas práticas através de projetos e atividades desenvolvidas com o público alvo por meio das equipes do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

As atividades inscritas e certificadas foram segurança alimentar, viagem de oportunidades, civismo e cidadania, os desafios da intersetorialidade, alimentação saudável e qualidade de vida. As certificações foram recebidas pela diretora da secretaria, Nádia Bonatto, durante o Encontro Estadual do Família Paranaense, realizado neste mês de dezembro em Curitiba. A entrega foi feita por Letícia Reis, coordenadora estadual, e Everton de Oliveira, integrante da equipe técnica.

O programa destina-se à proteção e promoção das famílias que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, integrando ações das áreas de assistência social, habitação, agricultura e abastecimento, trabalho, saúde, educação, esporte e lazer, segurança alimentar e nutricional, dentre outras.

As demandas levantadas pelas equipes técnicas são debatidas pelos comitês municipal e local. O primeiro é composto pelos secretários e o segundo por profissionais de diferentes secretarias e segmentos, que atuam com as famílias no território. O município de Francisco Beltrão aderiu ao programa em 2017, através da estruturação das equipes e planejamento das atividades. Em 2018 o trabalho se efetivou na prática.

O Família Paranaense possui uma metodologia própria de trabalho que prevê a valorização das potencialidades da família e suas expectativas em relação futuro. Com um trabalho sistemático e direcionado as particularidades de cada realidade, as equipes técnicas pactuam ações com as famílias através da integração com outras políticas públicas que visam a superação das vulnerabilidades e a emancipação familiar.

Ao longo do ano, através de várias parcerias, foram desenvolvidas atividades com a finalidade de efetivar o trabalho com o programa no município, uma vez que o mesmo visa fortalecer as ações já desenvolvidas através de outros programas e serviços.

“Receber estas certificações demonstra que estamos no caminho certo, com as equipes dedicadas e os comitês se engajando cada vez mais. Isso nos dá a expectativa de que no próximo ano vamos melhorar ainda mais e estar entre as dez melhores boas práticas do Estado”, destaca Nádia.

Foto – Nádia, Letícia e Everton