Beltrão recebe certificação Estadual do programa Criança Feliz

19 de dezembro de 2019

A Secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto e equipe técnica do Programa Criança Feliz de Francisco Beltrão participaram de evento em Curitiba, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (CEJUF). Na oportunidade o município recebeu reconhecimento de Cidade Multiplicadora de Boas Práticas do Programa.

Coordenado pela secretaria de Assistência Social, as ações em Francisco Beltrão são referência para todo o Paraná. Inclusive é o único município da Região Sul do Brasil a alcançar a meta inicial de 200 usuários atendidos, conseguindo em tempo recorde dobrar o número de acompanhados pelo programa, possibilitando que mais famílias sejam beneficiadas com as ações articuladas.

O Programa Criança Feliz prevê a implementação das ações de forma descentralizada com a integração das políticas públicas nos territórios, por meio da coordenação e integração dos serviços de saúde, educação, assistência social, meio ambiente, cultura, lazer e instâncias de defesa dos direitos.

“O acompanhamento é feito com visitas domiciliares e segue um planejamento de atividades de acordo com a metodologia do programa, observando a faixa etária e as especificidades de cada usuário. Além do atendimento particularizado, as famílias são inseridas nas atividades coletivas dos CRAS, potencializando a articulação e o acesso aos benefícios e serviços que compõem a rede socioassistencial”, destaca Nádia Bonatto.

Atualmente 410 usuários são acompanhados através da equipe formada pela supervisora Pâmela da Cruz e 13 visitadores que estão alocados no território dos três CRAS Cidade Norte, Padre Ulrico e São Miguel. Nádia explica que o programa está muito bem estruturado no município e com este reconhecimento estadual a tendência é que seja ampliado, beneficiando mais famílias que pertencem ao público alvo. “Esse sucesso também se deve ao empenho pessoal do prefeito Cleber Fontana, que disponibilizou toda a estrutura necessária para a sua execução”, comenta a secretária.

Foto 1: Andressa Cristina Busato (multiplicadora estadual), Jasmine Monteiro (coordenadora técnica do Criança Feliz), Carlos Bostelmann (coordenador estadual do programa Criança Feliz), Gilberto Bernt, Nádia Bonatto (Secretária de Assistência), Ney Leprevost (Secretário de Estado da SEJUF), Flávia Bedin Tognon (coordenadora secretaria Assistência Social), Pâmela da Cruz (Supervisora do Criança Feliz) e Alice Machado (visitadora).

Foto 2: Alice Machado (visitadora), Flávia Bedin Tognon (coordenadora secretaria Assistência Social), Nádia Bonatto (Secretária de Assistência Social), Margarete Misturini Dalla Costa (Chefe Escritório Regional CEJUF) e Pâmela da Cruz (Supervisora do Criança Feliz).