Assitência Social amplia rede de proteção

12 de julho de 2017

A partir da próxima semana a secretaria municipal de Assistência Social de Francisco Beltrão coloca em prática mais dois programas da rede de proteção de famílias em situação de vulnerabilidade. Um deles é o Família Paranaense e o outro é o Criança Feliz. De acordo com Leandro Legramanti, diretor da secretaria, o prefeito Cleber Fontana solicitou que a secretaria priorize o apoio para as famílias mais necessitadas. Também relata que nas últimas semanas toda a equipe da secretaria esteve envolvida na preparação dos programas.

No caso do Família Paranaense, cujo convênio com o Estado foi assinado em junho, foram selecionadas as 80 famílias consideradas mais vulneráveis do município. O plano de trabalho prevê o envolvimento de todas as secretarias municipais e órgãos estaduais para dar condições de recuperação destas famílias. O programa é uma estratégia que visa articular as políticas de proteção social e das diferentes esferas de governo para promover a melhoria das condições de vida, com a oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, segundo a necessidade de cada família, e as especificidades do território onde ela reside.

Outras 200 famílias foram selecionadas para receber apoio por meio do programa federal Criança Feliz. Crianças com até seis anos de idade são o público alvo. As famílias recebem orientações sobre os cuidados que devem adotar para a proteção e estímulo dos menores, bem como são estimuladas a ter acesso a diversas oportunidades. “Todos são preparados a cuidar melhor das crianças”, enfatiza Leandro.

Com a adoção destes dois programas, neste ano já serão três programas voltados ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade. O outro, já em funcionamento, é o “Sentinela do Sudoeste”, realizado em parceria com o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Esta ação democratiza o acesso à prática do esporte, como forma de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Também é um fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida. São atendidas 32 crianças e adolescentes, com ensinamentos voltados para a boa formação do caráter, reforço escolar, atividades físicas, alimentação, atendimentos médico e odontológico especializados. O Programa beneficia crianças das redes estadual e municipal de ensino.

IMG_2042