Prefeitura de Beltrão realiza treinamento sobre compras públicas

16 de junho de 2020

Nádia Dall Agnol, ministrante do treinamento

Foi um sucesso o primeiro treinamento do projeto “Descomplicando Compras Públicas”, oferecido gratuitamente pela administração municipal de Francisco Beltrão, por meio do setor de Compras e Licitações. De acordo com o secretário municipal de Administração, Antonio Carlos Bonetti, coordenador desta ação, “o objetivo é incentivar os empresários locais a participarem mais das licitações realizadas pela prefeitura e fomentar a economia local”.

O curso online aconteceu na segunda-feira (15). Teve o repasse de informações e respostas para indagações dos participantes. Foi ministrado por Nádia Dall Agnol, pregoeira do município. “Tivemos a participação de 50 pessoas, entre empresários e contadores, número que superou as nossas expectativas. Conseguimos esclarecer as dúvidas e incentivar estas pessoas a comercializarem seus produtos e serviços para a prefeitura”, diz Nádia. O treinamento sobre pregão eletrônico é dirigido somente para fornecedores estabelecidos em Beltrão, que se inscrevem por meio do site da prefeitura.

Bonetti enfatiza que a prefeitura adquire dezenas de produtos e serviços. “Todos os processos de aquisições são realizados de forma transparente e os pagamentos acontecem rigorosamente em dia”, comenta o secretário. O curso desta semana contou com a participação de fornecedores e potenciais fornecedores. Além disso, as empresas são preparadas para comercializar os seus produtos e serviços para outros municípios do Brasil, atraindo recursos para Francisco Beltrão.

Nos próximos dias mais treinamentos serão realizados, abordando outros temas relacionados com as compras públicas, especialmente através de pregão eletrônico, modalidade mais utilizada pelo setor público.  A abordagem destaca a lei geral de licitações, leis complementares e decretos para que os fornecedores tenham informações sobre como participar destes processos e a maneira correta de apresentar a documentação necessária.